Browse By

Programas sociais são discutidos com pais de alunos de Taboquinhas

A equipe técnica e volante da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré se reuniu nesta quarta-feira com pais de alunos do Instituto Municipal Paulo Souto, em Taboquinhas, para mostrar os serviços oferecidos pela Unidade do Bolsa Família e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e como ter acesso a esses benefícios e programas sociais tanto no distrito como na zona rural. A ideia foi mostrar a importância desses programas sociais, quem tem direito, qual a documentação necessária e como é feito o atendimento em todo o município de Itacaré, para que cada vez mais pessoas sejam inseridas nesses programas.

Em Taboquinhas o atendimento é feito diariamente das 8 às 14 horas na unidade do Bolsa Família situada na praça Landulfo Ribeiro, com o trabalho de acompanhamento e orientação a todas as pessoas que tem direito aos benefícios e programas. Também são deslocadas equipes volantes da Secretaria de Desenvolvimento Social para realizar o cadastramento do Bolsa Família e dos demais programas sociais para as pessoas que tem dificuldades de comparecerem às unidades. Esse trabalho, segundo explica a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, faz parte do compromisso do prefeito Antônio de Anízio de prestar um atendimento de excelência aos cidadãos de Itacaré, possibilitar a essas pessoas o acesso aos benefícios e programas sociais.

Durante o encontro a equipe técnica de Taboquinhas explicou a importância de programas como o Bolsa Família, que possibilita a transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Os beneficiários devem procurar a unidade do Bolsa Família de Taboquinhas, das 8 às 14 horas, munidos de todos os documentos pessoais dos dependentes e o comprovante de matrícula nas escolas.

A equipe do Bolsa Família de Taboquinhas também informou que está sendo feito o cadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os idosos e portadores de deficiência. O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *