Browse By

I Conferência sobre a Emancipação de Taboquinhas foi um sucesso; confira as fotos

A I Conferência sobre a Emancipação de Taboquinhas realizada pela Associação do Movimento Emancipalista de Taboquinhas – AMETA em parceria com o prefeito Antonio de Anízio, no último sábado, dia 05, foi um sucesso e contou com participação da comunidade em geral do distrito, da zona rural e da sede, além da presença de autoridades políticas, religiosas, sindicalistas e de associações.

O evento teve como pauta principal: a importância do processo de emancipação; Esclarecimentos sobre a PLP 137/2015 e a votação da PLP na Câmara Federal. Comporam a mesa que presidiu a conferência, o Coordenador Geral da AMETA Everaldo Matos, o Vice-Coordenador Geral Albert Queiroz, o Vice-presidente da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital e Emancipalista da Bahia FADDEB Charles Gusmão, Dr. Pimentel (Presidente do Movimento Baiano de Emancipação e filho da terra), o prefeito Antonio de Anízio, o Vice-prefeito Genilson Souza, os vereadores Miguel da Matinha, Seu Luís, Val do Cacau, Givaldo, Milton Ramos, Pedrão e o Presidente da Federação Baiana de Surf, Marcelo Barros. E  teve como conferencista Antonio Alberto, que é Secretário Administrativo da AMETA e Secretário de Comunicação e Marketing da FADDEB.

A conferência foi de extrema importância para a participação ativa da comunidade na causa, que é a emancipação de Taboquinhas. Na ocasião foi explicado o porquê da criação da associação do distrito, da federação baiana e entre diversas dúvidas, a situação financeira e geográfica da nova cidade de Taboquinhas e da cidade Mãe (Itacaré), além de explicar como será o plebiscito e o estudo de viabilidade realizado pela Assembleia Legislativa da Bahia.

O Coordenador Geral da AMETA, Everaldo Matos, agradeceu o apoio do prefeito e a presença no evento e cobrou também da comunidade, mais participação, lembrando que a luta é de todos.

O prefeito Antonio de Anízio salientou a importância de todos participarem desta luta, que não é de um e nem de dois, e sim de todos, sem coloração partidária e grupo político. “Vamos participar frequentemente das reuniões, independente se estarei presente ou não. A emancipação não é do prefeito, dos vereadores, e sim de todos nós por dias melhores”, declarou.

Pimentel em seu discurso falou da antiga luta sobre a emancipação de Taboquinhas e aproveitou a oportunidade para mostrar alguns documentos e citar alguns nomes, como o de Dona Maria Anita Sampaio, Seu Bráulio, Seu Noca, Dona Solange, Dona Joana, entre outros nomes que começaram a luta. E reafirmou a união de todos pró-emancipação. 

No dia 15 de maio Taboquinhas estará representada em Brasília, assim como todos os distritos do Brasil que lutam pela emancipação. A Câmara dos Deputados votará o PLP 137/2015, que dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.

O PLP 137/2015 já foi votado e aprovado pelo Senado indo agora para votação no Plenário da Câmara Federal. O Movimento Emancipa Brasil, através das federações de cada estado quer colocar aproximadamente 20 mil pessoas em Brasília, no dia da votação, para mostrar força aos deputados e principalmente ao Presidente Michel Temer, que já se comprometeu de sancionar o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *