Browse By

Festejos de Bom Jesus são abertos com missa e apresentação cultural

Os festejos em honra ao glorioso Bom Jesus de Taboquinhas tiveram início no sábado, dia 28, com missa solene com presença do Padre Ednaldo e do Diácono Nelson e com apresentação cultural do Bumba Meu Boi (trazido pela devota do Bom Jesus, Dona Elizete Gonçalves) após a celebração. 

Este ano o tema central aborda “Cristãos leigos e legas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do reino. Sal da Terra e Luz do Mundo. As noites tem convidados especiais, sendo moradores de cada rua do distrito e comunidades vizinhas.

Segundo relatos, Bom Jesus passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio (em memória), e um grupo de amigos bem próximos, que foi a pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade. Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia do padroeiro, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas (06/08), e assim como diz a tradição, acontece todos os anos, são nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

A Igreja Católica de Taboquinhas comemora neste ano de 2018, 69 anos da construção do templo em homenagem a chegada da imagem do Bom Jesus da Lapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *