Browse By

Taboquinhas agora conta com uma Associação de Turismo de Base Comunitária

Foi inaugurado sexta-feira, a sede da Associação Taboquinhense de Desenvolvimento do Turismo Comunitário – ASTATURC. Entre os convidados estavam o vereador Hamilton Paixão, o Secretário de Turismo, Júlio Oliveira e equipe, Camila do Projeto Recicla de Itacaré, além de presidentes de associações dos produtores rurais e comunidade.

O evento foi marcado pelas propostas apresentadas na fala do vice-presidente da Associação e proprietário da Ativa Aventuras, Otto Hassler, que agradeceu o empenho e a parceria dos envolvidos na organização do evento e disse que somente foi possível a concretização desta obra, graças aos investimentos na construção patrocinada pela VSocial Fundation da Alemanha e da ajuda da ONG IST-BB e Ativa Aventuras.

O Grupo Luanda de Capoeira, o Grupo de Dança Afro e a Banda Coisa e Tal se apresentaram na inauguração. As crianças foram contempladas com um pula-pula e não faltou o lanche natural acompanhado do suco também natural.

O Secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, defensor do Turismo de Base Comunitária, assim como na fala de Otto ressaltou a importância dessa atividade para a melhoria de vida da população local, com o fortalecimento do turismo (TBC). Parabenizou a todos os envolvidos e disse que está junto, que a associação pode contar com a Prefeitura de Itacaré e a Secretaria Municipal de Turismo. 

Antes da apresentação dos palestrantes, o presidente Antonio Alberto falou que um dos objetivos da associação é oferecer cursos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, curso de informática, de meio ambiente, e outros, mas que a ASTATURC precisará de investidores e também de profissionais voluntários para esta obra social.

Doutor José Carlos falou sobre a higiene pessoal e da questão limpeza urbana e o consumo de água contaminada; Landualdo falou sobre as pessoas se unirem em defesa da melhoria de vida da população, citando o exemplo do Movimento Popular Pró-Taboquinhas, que através de várias reivindicações conseguiu com o então Gov. Jaques Wagner, o asfaltamento da BA 654, trecho Itacaré Taboquinhas; Miguel Bonfim falou da sua experiência como agricultor e das ações desenvolvidas pela Associação do São Gonçalo, a qual está presidente; Osvaldo de Brito, palestrou com slides sobre a ação desenvolvida pela ASTATURC da Bacia de Evapotranspiração – BET (fossa de bananeiras) e mostrou a importância ambiental e os benefícios que ela representa para a população. Sendo que os custos para sua elaboração são baixíssimos apresentando os valores e em seguida mostrou um exemplo construída na sede da associação; A representante do Projeto Recicla de Itacaré falou do trabalho desenvolvido e da proposta de extensão para Taboquinhas, convidando a comunidade para participar do Dia Mundial da Limpeza que acontecerá no dia 15 de setembro.

One thought on “Taboquinhas agora conta com uma Associação de Turismo de Base Comunitária”

  1. José Carlos Ribeiro says:

    Toda iniciativa q venha pra melhorar a vida de taboquinhas são bem vindas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *